segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Nas asas do Capitão Aza

"...Alô, alô Sumaré! Alô, alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante chefe das Forças Armadas Infantis deste Brasil."


Assim começava o programa do Capitão Aza, transmitido via satélite para todo o Brasil de 1965 à 1979.
Aza, assim mesmo com Z, era uma homenagem do ator Wilson Vianna ao Capitão Adalberto Azambuja, herói da FAB que lutou na 2ª Guerra Mundial.
O personagem foi criado pela extinta TV Tupi para concorrer diretamente com o Capitão Furacão, sucesso da Rede Globo nos anos 70.
Capitão Aza apresentava seu programa de dentro de um cenário que, numa primeira fase, simulava um helicóptero. Posteriormente o cenário passou a representar uma nave espacial.
O programa exibia séries como Jeannie é um Gênio e A Feiticeira. Passava também desenhos animados com heróis da Marvel, além da Pantera Cor de Rosa, Speed Racer, entre outros.
Após quase um ano sem receber salário por causa da grave crise financeira que culminou com o encerramento da Rede Tupi, Wilson Vianna se despede de seu público infantil alegando que estaria "partindo para uma missão no espaço".
Em 03 de maio de 2003, Wilson Vianna morre aos 75 anos, vítima de um enfarte. E com ele, morre um ídolo de toda uma geração: O Capitão Aza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário